Foto: Beto Albert
Depois de avaliar o primeiro dia de atividades, e após relatos de dificuldade de acesso, de diálogo com a comunidade acadêmica e de escuta da opinião pública, a administração central da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) anunciou, no início da noite desta segunda-feira (20), alterações na Instrução Normativa 007/20224/PROGRAD/PRPGP/PRE/CEBTT.
Conforme o documento, as atividades serão realizadas de acordo com cada centro de ensino, respeitando as condições a seguir:
- Semana de 20 a 24 de maio – Atividades que podem contar como aula, sem conteúdo e sem atividades avaliativas
- Semana do dia 27 a 31 de maio – Aulas sem avaliações
- A partir de 3 de junho – Retorno de todas as atividades (incluindo avaliações)
Segundo a Reitoria, as alterações têm por objetivo criar um ambiente inclusivo e participativo para toda a comunidade universitária. Nesse sentido, durante as duas semanas de retorno gradual sem atividades avaliativas, busca-se oportunizar aos estudantes e servidores o espaço para engajamento em atividades solidárias e técnicas relacionadas à crise climática do Rio Grande do Sul.
Para além dessas alterações, no dia 23 de maio, em local e horário ainda a ser divulgados, será realizada uma reunião aberta para debate do calendário acadêmico. No dia seguinte, 24 de maio, haverá uma reunião extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) para definições do novo calendário acadêmico na UFSM, incluindo-se a recuperação das atividades suspensas durante a crise climática do Rio Grande do Sul.
Reiterando o compromisso em cumprir a missão de gerar ciência, tecnologia, inovação, educação, cultura e arte, contamos com o retorno da comunidade ao campus a fim de contribuir ainda mais para o enfrentamento dos desafios e para a geração de conhecimento relacionados às mudanças climáticas e eventos extremos.
Retorno
Nesta segunda-feira (20), dia marcado para o retorno às atividades presenciais no campus sede, o movimento foi pequeno na instituição: